segunda-feira, 4 de abril de 2011

Oto-hematoma


O Oto-hematoma é acúmulo de sangue na cartilagem auricular, geralmente identificado pelo inchaço da porção côncava da orelha do cão. Geralmente o surgimento do problema ocorre pela coceira e agitação da cabeça gerada pela presença de otite externa. O cão fere a cartilagem do ouvido durante o processo podendo levar à fratura cartilaginosa, assim ocorre o rompimento de veias e artérias auriculares. Também existem outras razões para o surgimento do oto-hematoma como algumas síndromes sistêmicas endócrinas e brigas entre cães.
Inicialmente podemos observar o inchaço e sensação flutuante da cavidade da orelha. Caso o oto-hematoma não seja adequadamente tratado a orelha adquire uma aparência de “couve-flor”. O diagnóstico é possível através do exame clínico do paciente e histórico. O tratamento inicia com a identificação do agente causador da otite e estabelecimento do protocolo adequado. Pode-se fazer a punção do conteúdo sanguinolento do oto-hematoma como tratamento paliativo e temporário, já que ocorre o novamente o preenchimento do local. O tratamento definitivo é cirúrgico e têm como objetivo a remoção do hematoma, retirada de tecidos fibrosos do local e manutenção da aparência normal da orelha. A permanência do hematoma no local causa dor e desconforto ao animal.
O pós-operatório exige alguns cuidados como a manutenção da higiene dos pontos, uso de colar elisabethano, limpeza e aplicação de medicações para otite e manutenção de ataduras na cabeça fixando a orelha e mantendo o conduto auditivo exposto. No caso dos bulldogs temos muito cuidado na aplicação das ataduras para que não restrinjam a respiração deles. Os pontos são geralmente retirados com 14 dias de pós-operatório, e nesse tempo o veterinário deverá revisar com certa periodicidade a fim de evitar complicações com os mesmos.
O prognóstico é excelente se o pós-operatório for adequadamente seguido, e principalmente se a otite causadora do problema for resolvida. Muitas vezes a resolução definitiva da otite se dá com coleta de swab do local para que a bactéria/fungo/ácaro seja identificado e a qual fármaco apresenta sensibilidade.
Fica a dica: sempre que o cão for para o banho solicitar que qualquer alteração na coloração ou odor do cerúmen seja avisado e também se ele apresentar dor durante a limpeza dos ouvidos. Em casa também é possível fazer a inspeção visual do local, caso seja observada secreção escura ou amarelada, procurar o veterinário. O cão também mostra outros sinais de otite e desconforto no ouvido como intolerância a carinho na cabeça, coceira do local e sacudir de cabeça. Pacientes que têm otite crônica devem ter uma atenção especial, já que estes são mais suscetíveis a lesões que geram o oto-hematoma.


Imagem de oto-hematoma grande


Imagem de oto-hematoma moderado

Nenhum comentário:

Postar um comentário