terça-feira, 12 de abril de 2011

Hidrocefalia


A hidrocefalia consiste na dilatação anormal do sistema ventricular (porção do sistema nervoso central localizado no encéfalo) com acúmulo de fluido cerebroespinhal. Podemos observar maior incidência entre cães das raças:
·         Bulldog inglês e francês;
·         Chihuahua;
·         Boston terrier e boxer;
·         Lulu da Pomerânia.
A hidrocefalia pode ser congênita (cão já nasce com o problema) ou adquirida. No caso da congênita, a manifestação pode ser notada nos primeiros dias de vida até 1 ano de idade. Caso tenha sido adquirida pode ser manifestar em qualquer idade causada por outro problema primário como doenças inflamatórias ou presença de tumores intracranianos. Neste artigo vamos dar ênfase à hidrocefalia congênita, muito vista em ninhadas de bulldog inglês e francês na rotina clínica.
Os sinais clínicos mais comuns que o filhote apresenta são;
·         Diminuição da consciência;
·         Sonolência excessiva;
·         Cegueira;
·         Vocalização;
·         Incoordenação;
·         Estrabismo ventrolateral;
·         Padrões respiratórios anormais;
·         Crises convulsivas.
O diagnóstico é realizado pelo exame clínico, histórico e exames complementares como radiografia craniana e/ou análise do líquido cerebroespinhal. O tratamento a ser ministrado pode ser cirúrgico ou conservador, conforme estado geral do filhote e grau da hidrocefalia. A forma congênita leve apresenta prognóstico bom. No entanto, o prognóstico é reservado em casos de hidrocefalia severa com comprometimento das funções nervosas do filhote.

Filhote de boxer com hidrocefalia apresentando estrabismo ventrolateral.

Um comentário:

  1. e em gatos? tenho um filhote de 37 dias que teve o dignostico durante o ultra som da mae, ele realmente é diferente... cae constamente desiquilibrado, desajeitado, batendo a cabecinha nos objetos ao redor ... quero informacoes a respeito desta doenca...ou anomalia?

    ResponderExcluir