domingo, 3 de abril de 2011

Hérnia Umbilical


A hérnia umbilical ocorre através do anel inguinal (umbigo) com a protusão de conteúdo abdominal. A causa é raramente conhecida, mas se sabe que muitos machos que são criptorquidas (condição do macho na qual uma dos testículos não desce ao escroto ficando retido na cavidade abdominal ou subcutâneo inguinal) apresentam herniação umbilical. Durante a formação do embrião e do feto pelo anel umbilical passam vasos sanguíneos e outros anexos responsáveis pela manutenção do feto. Logo após o nascimento a abertura se contrai e fecha, originando a cicatriz umbilical. A maioria dos animais que manifestam tal condição é jovem. É um problema comumente visto em bebês braquicefálicos (bulldogs, pugs, shih-tzus), já que apresentam uma pressão intrabdominal maior que outras raças pela maior dificuldade em expirar.
Caso ocorra estrangulamento de alguma víscera abdominal no interior da hérnia, o cão pode apresentar vômitos, dor abdominal, ausência de apetite, entre outros. O diagnóstico do problema se dá com exame clinico do paciente. Caso o veterinário ache necessário pode-se solicitar ecografia local a fim de definir o conteúdo herniário. O tratamento da hérnia umbilical é a redução cirúrgica da mesma. Durante o exame se deve definir a necessidade de urgência ou não na cirurgia, caso ocorra muita dificuldade ou impossibilidade na redução da hérnia (manobra que permite recolocação das vísceras/tecidos ao abdômen) indica-se realização do procedimento o quanto antes. Caso as vísceras retornem ao interior do abdômen facilmente, sem sinais de comprometimento local, a cirurgia pode ser programada mais tranqüilamente.
Não é aconselhado que fêmeas que apresentem hérnia umbilical emprenhem antes de resolverem o problema. Isso porque pode ocorrer a ampliação da hérnia durante a gestação e risco de comprometimento dos bebês e da mãe.
O prognóstico da cirurgia e recuperação cirúrgica é excelente, geralmente quando o pós-operatório é realizado de forma adequada. Exige alguns dias de repouso, medicações e cuidados com os pontos.


Imagem de hérnia umbilical pequena


Um comentário:

  1. Oii, estamos seguindo o blog.. comprei uma maltesinha que parece ter hérnia, como eu posso tratar??

    ResponderExcluir