domingo, 3 de abril de 2011

EXPECTATIVA DE VIDA DOS BULLDOGS


Na rotina da clínica é muito comum sermos perguntados sobre o tempo de vida médio do bulldog. Sabemos que inúmeras são as fontes com as mais variadas informações, alguns alegam ser 8 anos enquanto outros defendem 12-13 anos. Pela experiência verificamos que ao longo dos anos os bulldogs estão vivendo mais tempo e com mais qualidade. Há alguns anos não disponibilizávamos de tantos exames diagnósticos quanto hoje, assim como as medicações e os tratamentos evoluíram bastante. O conhecimento da raça também vem crescendo muito, o que auxilia na identificação de patologias e escolha de tratamentos adequados. A maioria dos bulls atualmente passa por exames periódicos, já fez ao longo da vida check-up cardíaco e tem o olhar atendo dos donos para qualquer alteração. Na clínica verificamos inúmeros animais acima dos 10 anos de idade, inclusive recentemente nossas três pacientes mais velhinhas (duas bulls com 12 anos e uma com 13 anos) passaram por procedimentos cirúrgicos e se saíram muito bem tanto na cirurgia quanto na recuperação. Pela prática podemos referir que a expectativa média dos bulls atualmente está por volta dos 10-11 anos. Esse número varia de acordo com o clima da região que o animal vive, com os tipos de cuidados que recebe, com a exposição e manifestação de doenças e com inúmeros fatores próprios de cada bulldog.
Sabemos que o bulldog é um cão todo especial, então devemos ter inúmeros cuidados para garantir uma vida longa. Abaixo listo algumas dicas pra prolongar a vida do bull e deixá-lo sempre saudável:
1.       Controle de peso: o bulldog é um cão naturalmente gordinho pela estrutura óssea, tamanho e quantia de rugas. No entanto, devemos atentar bastante ao excesso de peso. Este pode trazer problemas cardíacos, respiratórios e esqueléticos, assim reduzindo a expectativa de vida do cão;
2.       Alimentação de qualidade: oferecer rações de alta qualidade como as super premium,  e evitar comida caseira ou alimentos que contenham sal, temperos ou gorduras.
3.       Check-up periódico: combinar com o veterinário revisões periódicas da saúde do Bull, isso inclui exames de sangue, cardíacos, entre outros. Indicamos que tais revisões iniciem no máximo após 1 ano de idade;
4.       Cuidados com o calor: o bulldog é muito sensível ao calor e umidade, assim sempre proporcionar ambientes agradáveis com água e gelo disponíveis. Se for passear com o cão, escolher os horários mais frescos do dia.
5.       Vacinação em dia.
Amigos, essa fofura é a Anne, uma bull de quase 13 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário