quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lipoma

O lipoma é um tipo de neoplasia originária dos adipócitos (células de gordura). Pode surgir como uma massa única ou múltipla, tendo preferência por locais como o tórax e membros anteriores. Geralmente se localizam no subcutâneo (logo embaixo da pele), são moles, não aderidos, e facilmente removíveis via cirurgia. Os lipomas são tumores benignos, muito comuns em fêmeas idosas castradas.  
O diagnóstico é feito através do exame clínico do paciente e exames complementares. Na consulta através do exame físico, o veterinário determina qual a melhor forma de proceder para fazer o diagnóstico adequado. Assim poderá solicitar:
·         Raio x do local;
·         Ecografia;
·         Exames de sangue para check up geral;
·         Biopsia aspirativa do local;
·         Encaminhamento para cirurgia e posterior biopsia do tumor.
Opta-se pela cirurgia conforme a localização, tamanho e dúvidas sobre o diagnóstico. Essas dúvidas podem surgir quando os demais exames não foram conclusivos na confirmação do tipo de tumor.
O caso relatado via fotos é de um cão SRD, porte grande, de nove anos de idade, encaminhado de um abrigo. Apresentava aumento de volume no membro anterior esquerdo na região axilar, não se tem informações sobre o ritmo de crescimento do tumor. Essa massa estendia-se pela axila, tórax e dorso, sem haver comprometimento do movimento do braço esquerdo do paciente. O cão apresentava desconforto no local à manipulação e distensão da pele em vários pontos. Foi realizado raio x do local a fim de aproximar a extensão da neoplasia, verificou-se que envolvia apenas tecidos moles sem envolvimento ósseo e sem invasão do tórax. Os demais exames complementares permitiram que o paciente fosse submetido à cirurgia. Optou-se direto pela cirurgia sem biopsia aspirativa prévia em vista do tamanho avantajado do tumor e do desconforto apresentado pelo cão. Foi mantido um dreno no local pelo período de três dias. O paciente recebeu antibiótico, antiinflamatório e analgésicos. Uma amostra do material coletado foi enviada para exame histopatológico (biopsia) que indicou realmente lipoma. Os pontos foram retirados após 14 dias da cirurgia e o cão se recuperou totalmente.

Aspecto do lipoma antes do procedimento

Aspecto do lipoma antes do procedimento

Início do procedimento

Aspecto do lipoma durante a retirada

Aspecto do lipoma durante a retirada

Lipoma sendo cuidadosamente excisado

Tumor após retirada total da região axilar

Espaço morto gerado após excisão do lipoma

Colocação do dreno

Paciente em recuperação anestésica



Um comentário:

  1. Minha cadelinha fará esta cirurgia amanhã. O vet não fez nenhum exame de sangue e optou direto pra cirurgia, ela tem um pequenininho entre as mamas e um maior na lateral acima da pata esquerda. Estou com medo por causa da idade (14 anos ) e não farei a biopsia por opção minha mesmo. A recuperação é rápida? Podem aparecer outros lipomas? Se sim em qto tempo?

    ResponderExcluir