sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fisioterapia Veterinária


Bulldog fazendo hidroterapia - ajuda no condicionamento fisico e perda de peso

A fisioterapia vem sendo cada vez mais utilizada em cães e gatos com excelentes resultados. Suas aplicações clínicas visam à recuperação, manutenção e promoção do organismo do paciente em termos de funcionalidade. Seu principal objetivo é a melhora da função física e qualidade de vida. A fisioterapia é amplamente utilizada em cães em recuperação após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, em processos de fortalecimento muscular, no controle de doenças degenerativas ou crônicas, entre outros.
O fisioterapeuta veterinário utiliza várias técnicas na recuperação dos pacientes como terapia manual, alongamento, massagem e movimentação articular. Outras técnicas também podem ser associadas à terapia manual como a termoterapia e eletroterapia. O veterinário avalia o animal e reúne dados para criar um plano de reabilitação física. Essa avaliação é feita com o paciente em movimento e em repouso, e através do exame no local da lesão. O plano terapêutico é traçado individualmente e não pode ser generalizado, assim a avaliação individual torna-se muito importante. Geralmente inclui exercícios físicos específicos combinados às modalidades térmicas ou elétricas, conforme a necessidade de cada paciente. Além do aspecto curativo, a fisioterapia tem um aspecto preventivo de lesões. Em cães de competição, e execução de técnicas para evitar lesões durante as apresentações se mostram bastante eficazes. O fisioterapeuta traça um plano de controle de peso, troca do piso do local onde o cão fica, a redução ou aumento da atividade física, entre outros.
Em bulldogs as lesões mais comuns nas quais a fisioterapia tem importante papel incluem cirurgia de ruptura de ligamentos do joelho, cirurgia para a correção de fraturas, doenças crônicas como a osteoartrite, cirurgia na cabeça do fêmur (a mais comum é a cefalectomia) e cirurgia para correção de luxação patelar.

Labrador em Eletroterapia

Daschund fazendo fisioterapia em esteira aquática

Nenhum comentário:

Postar um comentário