terça-feira, 5 de julho de 2011

Prolapso Uretral



O prolapso uretral consiste na saída da camada de mucosa interna da uretra para o exterior. Verificamos a presença do prolapso na ponta do pênis do cão na forma de um tecido vermelho/arroxeado, friável que sangra com facilidade. Muito comum no Bulldog Inglês e no Boston Terrier. Além da predisposição racial, outros fatores podem contribuir para sua ocorrência:

* influências hormonais – principalmente durante a puberdade do cão (7-8 meses);
* aumento da pressão intra-abdominal – típico das raças braquicefálicas e leva a uma maior suscetibilidade aos prolapsos e hérnias;
* infecções urinárias;
* presença de cálculos (pedras) vesicais ou uretrais.

O diagnóstico é realizado pelo exame físico e histórico do paciente. Indica-se coleta de exames de sangue, radiografia e ecografia abdominal, a fim de descartar outras patologias concomitantes. Aqueles pacientes com sangramento excessivo do local devem ser submetidos à cirurgia da correção do prolapso e de castração simultaneamente, assim reduz-se o risco de recidivas. É muito comum a ocorrência de sangramentos da mucosa no pós-operatório, assim indicam-se avaliações veterinárias diárias.

Alguns pacientes não necessitam intervenção no local do prolapso, sendo que a castração é suficiente para controle da patologia. A avaliação veterinária definirá qual a melhor opção de tratamento.

Na rotina clínica, verificamos que cerca de 5% dos cães braquicefálicos machos são acometidos por esse problema.

5 comentários:

  1. Dra. Viviane, meu cão está com esse problema, ele é um bulldog inglês de 10 meses, apareceu esse prolapso nele a mais ou menos um mês, vi as causas dessa patologia aqui no seu artigo mas gostaria de tirar uma dúvida, existe a possibilidade da causa no meu cão ser devido ele ser bastante "libidinoso" se assim posso dizer e por conta disso acabar esfregando a região peniana com frequência no colchão de dormir dele ? Isso pode ter causado esse problema ?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se esse prolapso uretral acaba deixando o cachorro estéril , e se com esse problema ele consegue cruzar?

    ResponderExcluir
  3. Qual seria o custo do tratamento por cirurgia

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se após a cirurgia do prolapso uretal o cão não pode cruzar

    ResponderExcluir