quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tosse dos canis

Verificamos a incidência nas últimas semanas na clínica de um grande número de bulldogs apresentando gripe canina. Sendo assim o post tem a função de informar e também de alertar os donos de bulls com sinais semelhantes aos descritos.

TOSSE DO CANIS

A gripe canina tem como agentes dois vírus e uma bactéria que são transmitidos através de espirros e tosse, sendo rapidamente disseminada entre os cães. O período de incubação da doença varia entre 3 e 14 dias. A gripe também é chamada de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina.
Os cães podem apresentar tosse curta e repetida dando a impressão de algo preso na garganta. Pode tossir repetidas vezes e logo após vomitar, geralmente vomitam um tipo saliva mais densa. É bastante comum a presença de secreção nasal purulenta (aquela amarelo-esverdeada) ou transparente. Normalmente permanecem ativos, comendo bem e sem febre. No entanto, podem ocorrer casos mais sérios, nos quais o animal apresenta-se febril, prostrado e inapetente. Vale lembrar que num primeiro momento a gripe atinge apenas a região nasal e traquéia, mas se não for tratada adequadamente poderá evoluir para pneumonia.
O diagnóstico é realizado através do exame clínico, histórico do cão. Se o veterinário achar necessário são solicitados exames complementares como exames de sangue e radiografias de tórax. O tratamento é realizado com uma combinação de medicações que variam de acordo com os sintomas apresentados pelo cão, assim como o tempo de permanência de cada medicação varia individualmente.
A prevenção pode ser realizada através da vacinação, aconselhamos que todos os cães sejam vacinados, principalmente os braquicefálicos (bulldogs, pugs, shih-tzus). Estes por apresentarem uma conformação das narinas, traquéia e palato diferenciada, são mais suscetíveis aos sinais da gripe. Então fica a dica, caso seu cão apresente algum sinal de gripe procure seu veterinário! Abraço!

Foto: essa bulldoga linda é a Phoebe, ele esteve gripada, mas já está de alta. Essa foto foi tirada no dia de sua reconsulta, ela esta sentada na cadeira do consultório escutando atentamente todas as orientações.

2 comentários:

  1. obrigada pelas informações!
    adoro blogs caninos! vai postando q irei acompanhando hehe
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. A Brit já sabe o que é essa gripe tia Vivi ! ecaaaa .. hihihi

    Parabéns pelo Blog ... Tá ficando lindo !

    ResponderExcluir