O lipoma é um tipo de neoplasia originária dos adipócitos (células de gordura). Pode surgir como uma massa única ou múltipla, tendo preferência por locais como o tórax e membros anteriores. Geralmente se localizam no subcutâneo (logo embaixo da pele), são moles, não aderidos, e facilmente removíveis via cirurgia. Os lipomas são tumores benignos, muito comuns em fêmeas idosas castradas.
O diagnóstico é feito através do exame clínico do paciente e exames complementares. Na consulta através do exame físico, o veterinário determina qual a melhor forma de proceder para fazer o diagnóstico adequado. Assim poderá solicitar:
· Raio x do local;
· Ecografia;
· Exames de sangue para check up geral;
· Biopsia aspirativa do local;
· Encaminhamento para cirurgia e posterior biopsia do tumor.
Opta-se pela cirurgia conforme a localização, tamanho e dúvidas sobre o diagnóstico. Essas dúvidas podem surgir quando os demais exames não foram conclusivos na confirmação do tipo de tumor.
O caso relatado via fotos é de um cão SRD, porte grande, de nove anos de idade, encaminhado de um abrigo. Apresentava aumento de volume no membro anterior esquerdo na região axilar, não se tem informações sobre o ritmo de crescimento do tumor. Essa massa estendia-se pela axila, tórax e dorso, sem haver comprometimento do movimento do braço esquerdo do paciente. O cão apresentava desconforto no local à manipulação e distensão da pele em vários pontos. Foi realizado raio x do local a fim de aproximar a extensão da neoplasia, verificou-se que envolvia apenas tecidos moles sem envolvimento ósseo e sem invasão do tórax. Os demais exames complementares permitiram que o paciente fosse submetido à cirurgia. Optou-se direto pela cirurgia sem biopsia aspirativa prévia em vista do tamanho avantajado do tumor e do desconforto apresentado pelo cão. Foi mantido um dreno no local pelo período de três dias. O paciente recebeu antibiótico, antiinflamatório e analgésicos. Uma amostra do material coletado foi enviada para exame histopatológico (biopsia) que indicou realmente lipoma. Os pontos foram retirados após 14 dias da cirurgia e o cão se recuperou totalmente.
Aspecto do lipoma antes do procedimento
Aspecto do lipoma antes do procedimento
Início do procedimento
Aspecto do lipoma durante a retirada
Aspecto do lipoma durante a retirada
Lipoma sendo cuidadosamente excisado
Tumor após retirada total da região axilar
Espaço morto gerado após excisão do lipoma
Colocação do dreno
Paciente em recuperação anestésica
Minha cadelinha fará esta cirurgia amanhã. O vet não fez nenhum exame de sangue e optou direto pra cirurgia, ela tem um pequenininho entre as mamas e um maior na lateral acima da pata esquerda. Estou com medo por causa da idade (14 anos ) e não farei a biopsia por opção minha mesmo. A recuperação é rápida? Podem aparecer outros lipomas? Se sim em qto tempo?
ResponderExcluir