quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lipoma

O lipoma é um tipo de neoplasia originária dos adipócitos (células de gordura). Pode surgir como uma massa única ou múltipla, tendo preferência por locais como o tórax e membros anteriores. Geralmente se localizam no subcutâneo (logo embaixo da pele), são moles, não aderidos, e facilmente removíveis via cirurgia. Os lipomas são tumores benignos, muito comuns em fêmeas idosas castradas.  
O diagnóstico é feito através do exame clínico do paciente e exames complementares. Na consulta através do exame físico, o veterinário determina qual a melhor forma de proceder para fazer o diagnóstico adequado. Assim poderá solicitar:
·         Raio x do local;
·         Ecografia;
·         Exames de sangue para check up geral;
·         Biopsia aspirativa do local;
·         Encaminhamento para cirurgia e posterior biopsia do tumor.
Opta-se pela cirurgia conforme a localização, tamanho e dúvidas sobre o diagnóstico. Essas dúvidas podem surgir quando os demais exames não foram conclusivos na confirmação do tipo de tumor.
O caso relatado via fotos é de um cão SRD, porte grande, de nove anos de idade, encaminhado de um abrigo. Apresentava aumento de volume no membro anterior esquerdo na região axilar, não se tem informações sobre o ritmo de crescimento do tumor. Essa massa estendia-se pela axila, tórax e dorso, sem haver comprometimento do movimento do braço esquerdo do paciente. O cão apresentava desconforto no local à manipulação e distensão da pele em vários pontos. Foi realizado raio x do local a fim de aproximar a extensão da neoplasia, verificou-se que envolvia apenas tecidos moles sem envolvimento ósseo e sem invasão do tórax. Os demais exames complementares permitiram que o paciente fosse submetido à cirurgia. Optou-se direto pela cirurgia sem biopsia aspirativa prévia em vista do tamanho avantajado do tumor e do desconforto apresentado pelo cão. Foi mantido um dreno no local pelo período de três dias. O paciente recebeu antibiótico, antiinflamatório e analgésicos. Uma amostra do material coletado foi enviada para exame histopatológico (biopsia) que indicou realmente lipoma. Os pontos foram retirados após 14 dias da cirurgia e o cão se recuperou totalmente.

Aspecto do lipoma antes do procedimento

Aspecto do lipoma antes do procedimento

Início do procedimento

Aspecto do lipoma durante a retirada

Aspecto do lipoma durante a retirada

Lipoma sendo cuidadosamente excisado

Tumor após retirada total da região axilar

Espaço morto gerado após excisão do lipoma

Colocação do dreno

Paciente em recuperação anestésica



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fisioterapia Veterinária


Bulldog fazendo hidroterapia - ajuda no condicionamento fisico e perda de peso

A fisioterapia vem sendo cada vez mais utilizada em cães e gatos com excelentes resultados. Suas aplicações clínicas visam à recuperação, manutenção e promoção do organismo do paciente em termos de funcionalidade. Seu principal objetivo é a melhora da função física e qualidade de vida. A fisioterapia é amplamente utilizada em cães em recuperação após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, em processos de fortalecimento muscular, no controle de doenças degenerativas ou crônicas, entre outros.
O fisioterapeuta veterinário utiliza várias técnicas na recuperação dos pacientes como terapia manual, alongamento, massagem e movimentação articular. Outras técnicas também podem ser associadas à terapia manual como a termoterapia e eletroterapia. O veterinário avalia o animal e reúne dados para criar um plano de reabilitação física. Essa avaliação é feita com o paciente em movimento e em repouso, e através do exame no local da lesão. O plano terapêutico é traçado individualmente e não pode ser generalizado, assim a avaliação individual torna-se muito importante. Geralmente inclui exercícios físicos específicos combinados às modalidades térmicas ou elétricas, conforme a necessidade de cada paciente. Além do aspecto curativo, a fisioterapia tem um aspecto preventivo de lesões. Em cães de competição, e execução de técnicas para evitar lesões durante as apresentações se mostram bastante eficazes. O fisioterapeuta traça um plano de controle de peso, troca do piso do local onde o cão fica, a redução ou aumento da atividade física, entre outros.
Em bulldogs as lesões mais comuns nas quais a fisioterapia tem importante papel incluem cirurgia de ruptura de ligamentos do joelho, cirurgia para a correção de fraturas, doenças crônicas como a osteoartrite, cirurgia na cabeça do fêmur (a mais comum é a cefalectomia) e cirurgia para correção de luxação patelar.

Labrador em Eletroterapia

Daschund fazendo fisioterapia em esteira aquática

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Medicamentos tóxicos e outras substâncias

Muitos produtos e medicações comumente utilizados podem causar alterações em alguns órgãos como o fígado. As lesões aparecem geralmente quando esses produtos são administrados sem controle. O fígado é bastante comprometido em casos de intoxicação, já que tem papel importante no metabolismo do organismo. A suscetibilidade a determinadas lesões é de acordo como a idade do animal, nutrição, espécie (cão ou gato), tipo de medicamento ou tóxico utilizado, doenças concomitantes e fatores hereditários. Os gatos são mais sensíveis à intoxicação e têm maior dificuldade de reversão do quadro. O risco é maior para pacientes caninos ou felinos com idade inferior a quatro meses, pois estes apresentam um fígado imaturo e incapaz de debelar determinadas intoxicações.

Os principais sinais clínicos incluem vômito, diarréia, icterícia (aspecto amarelado do corpo) e mal-estar. As drogas listadas a seguir são aquelas com maior risco de intoxicação se administradas de forma errônea: Paracetamol (uso proibido em gatos e contraindicado em cães), Carprofen, Fenobarbital, Glicocorticóides, entre outros. Outras substâncias como compostos clorados (água de piscina, por exemplo) e aflatoxinas (presentes em rações vencidas ou mofadas) também podem levar a danos hepáticos.

O diagnóstico é feito através do exame clínico e histórico do paciente, exames de sangue e se for necessário ecografia abdominal. O tratamento é realizado com internação do paciente, manutenção em fluidoterapia (soro endovenoso) e administração de medicações para minimizar sintomas. Muitas vezes o paciente leva mais de 7 dias para iniciar a recuperação. O prognóstico varia de acordo com o grau de intoxicação, muitas vezes o animal torna-se portador de insuficiência hepática por conta das lesões que o fígado sofreu.

Assim ficam as dicas:

·                        Evitar administrar medicações aos animais por conta própria, mesmo que tratamento similar tenha sido feito anteriormente ou com cão de algum amigo;
·                        Verificar data de validade dos alimentos que o cão consome e estado de apresentação;
·                        Evitar que o cão beba água da piscina;
·                        Evitar que o cão tenha acesso à gaveta de medicações da casa;
·                        Não aceitar dicas de pessoas não capacitadas sobre medicamentos e tratamentos.


Lembrar que o banho de piscina tá liberado, desde o cão não beba água daquelas piscinas que passam por tratamento com cloro. Outras piscinas pequenas que se utilizam da água da torneira não há problema.

Sempre verificar se a ração está dentro da validade e se está com aparência boa, caso pareça estar mofada não deixar o cão consumir.


Evitar deixar medicações ao alcance do seu cão, mesmo tendo um sabor desagradável, muitas medicações despertam interesse.