sábado, 5 de novembro de 2011

Gorda após recuperação da cirurgia



Amigos, cerca de um mês depois do resgate da Gorda e de sua complicada cirurgia, posto fotos dela recuperada. Esse trabalho de resgate de bulldogs, recuperação, tratamento e manutenção só é possivel pela parceria entre a Clínica Saúde Animal (minha clínica) e a Bullfashion (pet da Sueli Camargo). Agradeço de coração ao esforço de todos e a disponibilidade da Su de manter esses cãezinhos em recuperação sob seus cuidados. Aqui nosso trabalho é conjunto: os cães são resgatados, eu forneço o tratamento como cirurgia, medicações e vacinas (tenho o auxilio da colega e amiga Patrícia Pires) e a Su ampara eles em sua casa fornecendo alimentação, carinho e proteção. Depois de recuperados é feita a seleção dos futuros pais e assim encaminhados às novas familias. É um trabalho que dispende tempo e investimento, mas o retorno que temos é tão grande que compensa qualquer dificuldade.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tumor de mama em bulldog


O tumor de mama é uma das neoplasias mais comuns em fêmeas adultas ou idosas. O risco é agravado nas seguintes situações:
·           Animais não castrados – caso a fêmea venha a ser castrada antes do primeiro cio o risco é muito baixo (cerca de 0,5%), sobe para 8,0% caso seja castrada após o primeiro cio e chega a quase 30% caso venha a ser castrada após o segundo cio;
·           Fêmeas que receberam alimentação rica em gordura ou rica em proteínas como carne bovina ou suína antes do primeiro cio;
·           Pacientes que nunca tiveram filhotes e não foram castradas;
·           Fêmeas que receberam anticoncepcional (progestágenos exócrinos);
·           Pacientes com cistos ovarianos ou pseudogestação (gestação psicológica).
A cadeia mamária é formada por 4-5 mamas de cada lado, sendo que as mais acometidas pela neoplasia são as duas mamas caudais. O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e histórico da paciente. O tratamento de eleição é a retirada cirúrgica de uma das cadeias mamárias e se possível castração concomitante. Caso as duas cadeias mamárias estejam comprometidas são necessários dois procedimentos cirúrgicos para resolução total. Sugere-se que o material seja enviado para biópsia a fim de determinar o tipo de tumor e prognóstico. Também temos opção de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia em alguns casos.
Antes do procedimento, é necessária a realização de exames complementares. O raio x de tórax é muito importante para determinar a existência de metástases pulmonares e assim avaliação do risco trans-operatório. Exames de sangue também se fazem necessários, assim como check up cardíaco. Muitas vezes quando são diagnosticadas metástases pulmonares com comprometimento severo da função respiratória, opta-se pela não realização da cirurgia. Nesses casos o risco no trans-operatório é muito grande e a qualidade de vida pós-operatória fica comprometida.
O prognóstico varia de acordo com o tipo de tumor e grau de evolução. Assim a melhor forma de prevenção está na castração precoce quando não houver intenção de reproduzir, evitar uso de anticoncepcionais injetáveis ou orais, palpação freqüente da região, alimentação balanceada e revisões periódicas no veterinário.
Fotos: a bulldoguinha amada da foto chama-se Gorda, tem 9 anos e foi vítima de maus-tratos e abandono. Veio à clínica recentemente apresentando um tumor de mama grande sem comprometimento pulmonar ao raio x e sem alterações ao exame de sangue. Foi adotada por nós e realizou a primeira cirurgia, se recupera bem. Agora ela está mais gordinha e bem mais feliz.
Aspecto do tumor de mama antes da cirurgia

Aspecto do tumor de mama antes da cirurgia

Depois da cirurgia, durante a troca de curativos

Após a troca de curativos passeando na clínica

Ganhando um abraço apertado, minha fofa.