quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nova ninhada


Essas fofuras nasceram na clínica recentemente, cinco lindos bebes bull !!! Como a grande maioria das bulldogas, o parto foi por cesárea e ocorreu tudo bem. Em breve coloco fotos das crianças com os olhinhos abertos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tosse dos canis

Verificamos a incidência nas últimas semanas na clínica de um grande número de bulldogs apresentando gripe canina. Sendo assim o post tem a função de informar e também de alertar os donos de bulls com sinais semelhantes aos descritos.

TOSSE DO CANIS

A gripe canina tem como agentes dois vírus e uma bactéria que são transmitidos através de espirros e tosse, sendo rapidamente disseminada entre os cães. O período de incubação da doença varia entre 3 e 14 dias. A gripe também é chamada de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina.
Os cães podem apresentar tosse curta e repetida dando a impressão de algo preso na garganta. Pode tossir repetidas vezes e logo após vomitar, geralmente vomitam um tipo saliva mais densa. É bastante comum a presença de secreção nasal purulenta (aquela amarelo-esverdeada) ou transparente. Normalmente permanecem ativos, comendo bem e sem febre. No entanto, podem ocorrer casos mais sérios, nos quais o animal apresenta-se febril, prostrado e inapetente. Vale lembrar que num primeiro momento a gripe atinge apenas a região nasal e traquéia, mas se não for tratada adequadamente poderá evoluir para pneumonia.
O diagnóstico é realizado através do exame clínico, histórico do cão. Se o veterinário achar necessário são solicitados exames complementares como exames de sangue e radiografias de tórax. O tratamento é realizado com uma combinação de medicações que variam de acordo com os sintomas apresentados pelo cão, assim como o tempo de permanência de cada medicação varia individualmente.
A prevenção pode ser realizada através da vacinação, aconselhamos que todos os cães sejam vacinados, principalmente os braquicefálicos (bulldogs, pugs, shih-tzus). Estes por apresentarem uma conformação das narinas, traquéia e palato diferenciada, são mais suscetíveis aos sinais da gripe. Então fica a dica, caso seu cão apresente algum sinal de gripe procure seu veterinário! Abraço!

Foto: essa bulldoga linda é a Phoebe, ele esteve gripada, mas já está de alta. Essa foto foi tirada no dia de sua reconsulta, ela esta sentada na cadeira do consultório escutando atentamente todas as orientações.

Clarinha







Amigos, essa é a minha bulldoga! Ela esta com quase 4 anos e é uma graça. Postei fotos dela bebezinha e adulta. Os proximos posts serão sobre a clínica e sobre os bulls. Abraço!